Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Pesquisa mostra que brasileiro não reconhece todos os sintomas de AVC

Foto: Divulgação / TV Globo: Só 25% dos breileiros
sabem que dor de cabeça é  um dos sinais do AVC
Estudo foi encomendado pela Organização Mundial de AVC. Apenas 10% citaram fala arrastada e dormência facial como sintoma
 
Um estudo encomendado pela Organização Mundial de AVC (WSO) concluiu que uma parcela grande dos brasileiros não sabe reconhecer alguns dos principais sintomas do acidente vascular cerebral (AVC). O levantamento, conduzido pela empresa de pesquisa de opinião APCO Insight, entrevistou 511 brasileiros este mês.
 
Quando questionados sobre quais são os principais sinais do AVC, apenas 10% dos entrevistados citaram fala arrastada e dormência facial e 25% citaram dor de cabeça e tontura. Todos esses são sintomas reais do AVC (veja, ao lado, todos os sintomas que caracterizam o problema). Entre as pessoas ouvidas, 13% não foram capazes de nomear qualquer sintoma. Somente 13% souberam dizer que as mulheres têm mais risco para o AVC em comparação aos homens.
 
De acordo com a WSO, se na população geral, uma a cada seis pessoas deve sofrer de AVC, entre as mulheres, uma a cada cinco terão esse problema.
 
O conhecimento da população mostrou-se maior sobre os fatores de risco relacionados ao AVC: 25% citaram a diabete, 24% citaram o estresse, 23% citaram o fumo, 19% citaram a pressão alta e 20% citaram a dieta inapropriada e consumo de junk food. Outros fatores associados ao AVC são obesidade, sedentarismo, colesterol alto.
 
Arte Bem Estar AVC (Foto: Arte/G1)
 
A grande maioria dos entrevistados, 92%, soube dizer que o correto a se fazer diante dos sintomas do AVC é ligar para os serviços de emergência e levar a pessoa a um hospital imediatamente. O AVC atinge cerca de 17 milhões de pessoas por ano, segundo a WSO.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário