Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Os benefícios do parto normal para o bebê

beneficios-do-parto-normalA gestação é um momento divino na vida de uma mulher, mas a espera pela chegada do bebê pode ser, por vezes, angustiante por diversos motivos, sendo o principal deles o fato da mãe não saber qual será o momento exato do nascimento do filho, podendo ser a qualquer hora e em qualquer lugar.
 
Sabidamente um bebê quando vai nascer em um parto normal não espera pela prontidão da mãe e nem avisa com antecedência a sua chegada, e por esse motivo é que muita mulheres acabam optando pelo parto cesariano, que em tese é mais cômodo visto que assim é possível se programar com antecedência e ter uma noção exata da data do nascimento da criança.
 
Na maioria das vezes, o comodismo de um parto por cesárea é transparecido pelo próprio médico que acompanha o quadro clínico da gestante, isso porque para ele a tendência é que esse procedimento também seja mais cômodo, visto que assim não haverá necessidade de incômodos na madrugada para partos de emergência na mesma frequência que haveria em partos normais.
 
Apesar dos supostos benefícios causados por um parto por Cesárea, o fato é que muitos esquecem que o parto normal pode trazer maiores benefícios à vida do recém-nascido, por isso, na sequência desse artigo falaremos especificamente a respeito de todas as vantagens que um parto natural pode proporcionar ao bebê, pelo que, a cesárea só é recomendada em casos de real necessidade.
 
Primeiro benefício do parto normal – O Tempo certo

É preciso saber respeitar o tempo certo do bebê, mesmo que na contagem da mãe e do médico o ciclo da gravidez já tenha completado as 40 semanas, será necessária uma avaliação cuidadosa, pois são nas ultimas semanas que o sistema respiratório do bebê é formado, pelo que a maioria dos bebês que são extraídos antes do tempo acabam possuindo problemas respiratórios sob a necessidade de receber tratamento específico logo no pós-parto.
 
Segundo benefício do parto normal – A criança respira melhor
Ao ser expelido pela vagina, o tórax do bebê é comprimido, bem como todo o seu ainda frágil corpo, o que faz com que o liquido amniótico seja expelido pela boca liberando suas vias aéreas e permitindo-o respirar sem a ajuda de aparelhos.
 
Terceiro benefício do parto normal – Massagem relaxante
No momento em que o bebê passa pelo canal vaginal da mãe, seu corpo é levemente massageado, o que faz com que o bebê fique relaxado e se acostume com o toque, em tese isso evita que ele estranhe ao ser manuseado após o parto.
 
Quarto benefício do parto normal – Contato imediato com a mãe
Após o nascimento por parto normal o bebê pode ser colocado em cima da mãe, esse primeiro contato além de importante para a mãe, será fundamental para o bebê que poderá se aquecer ao sentir o toque da pele da mãe.
 
Quinto benefício do parto normal – Acelera a descida do leite
No momento do parto, o organismo da mulher libera dois tipos de hormônios, sendo eles a ocitocina e a prolactina, esses hormônios ativam a apojadura liberando então o leite para alimentação do bebê. No caso da cesárea, o organismo geralmente não está preparado para o parto e, por isso, é comum que o leite da mãe desça somente após cerca de 5 dias decorridos do parto.
 
Sexto benefício do parto normal – Recuperação em até 48 horas
A recuperação de um parto normal é de em média 48 horas, nesse período a mãe recebe alta sem dores e já pode inclusive cuidar de seu bebê sem ajuda, já no caso da cesárea a mãe recebe alta com 60 a 72 horas após o parto, e ainda assim deve manter-se em repouso por um período de 30 a 40 dias para que haja a cicatrização do corte, podendo inclusive sentir dores nesse período.
 
Clickgratis

Nenhum comentário:

Postar um comentário