Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 3 de setembro de 2013

Tratamento com estatinas previne aparecimento de catarata em 20%

Resultados mostraram uma diminuição estatisticamente significativa na catarata após o uso das estatinas
Resultados mostraram uma diminuição estatisticamente significativa
 na catarata após o uso das estatinas
Efeito foi maior quando o tratamento foi iniciado em indivíduos mais jovens e a terapia durou por mais tempo
 
O tratamento com estatinas previne o desenvolvimento de catarata em cerca de 20%, de acordo com pesquisa divulgada pela European Society of Cardiology.
 
O risco da condição foi reduzido em 50% quando o tratamento foi iniciado em indivíduos mais jovens (com 40 anos) e a terapia durou por mais tempo (por exemplo, até 14 anos).
 
A catarata é a principal causa de deficiência visual em todo o mundo e afeta mais de 20 milhões de pessoas. As estatinas estão entre os medicamentos mais comumente prescritos.
 
Os pesquisadores realizaram uma meta- análise que incluiu 2.399.200 pessoas e 25.618 casos de catarata. A duração média do tratamento foi de 54 meses e a idade média foi de 61 anos.
 
Os resultados mostraram uma diminuição estatisticamente significativa na catarata após o uso das estatinas. "Isso corresponde a uma taxa de aproximadamente 20 % menor risco de catarata com o uso de estatinas em comparação com o não tratamento com estatinas", afirma John B. Kostis.
 
A equipe afirma que pessoas mais jovens eram mais propensas a se beneficiarem. Segundo Kostis, a análise mostra que as pessoas na faixa dos 40 anos que usam estatinas têm uma chance 50% menor de ter catarata.
 
"Esta meta- análise indica um efeito protetor estatisticamente significativo e clinicamente relevante das estatinas na prevenção da catarata. O efeito é mais pronunciado em pacientes mais jovens, e com o uso prolongado. Nossos resultados dissipam as preocupações sobre a segurança das estatinas quando se trata a catarata, e dá apoio adicional para o uso do medicamento a longo prazo", concluem os autores.
 
Isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário