Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 3 de setembro de 2013

Nível hormonal pré-gravidez prevê risco de desenvolver diabetes gestacional

Pesquisadores descobriram que as mulheres com peso normal foram 3,5 vezes mais propensas a desenvolver diabetes gestacional
Pesquisadores descobriram que as mulheres com peso normal
foram 3,5 vezes mais propensas a desenvolver diabetes gestacional
Baixos níveis de adiponectina antes da gestação estão ligados a um risco elevado de desenvolver diabetes
 
Mulheres com sobrepeso com baixos níveis do hormônio adiponectina antes da gravidez são quase sete vezes mais propensas a desenvolver diabetes gestacional, de acordo com estudo do Instituto Kaiser Permanente, nos EUA.
 
O estudo, publicado na revista Diabetes Care, sugere que a adiponectina protege contra a resistência à insulina, a inflamação e doenças do coração.
 
Usando um sistema eletrônico de registros de saúde, os pesquisadores identificaram retrospectivamente cerca de 4 mil mulheres que doaram amostras de sangue entre 1985 e 1996, durante exames de rotina e, posteriormente, deram à luz a um bebê.
 
Entre esse grupo, 256 mulheres desenvolveram diabetes gestacional durante a gravidez, e 497 não. Os pesquisadores descobriram que as mulheres com peso normal, com baixos níveis de adiponectina, foram 3,5 vezes mais propensas a desenvolver diabetes gestacional do que aquelas com níveis normais do hormônio. Além disso, as mulheres obesas com altos níveis de adiponectina foram 1,7 vezes mais propensas a desenvolver diabetes gestacional durante a gravidez, enquanto aquelas com níveis mais baixos eram 6,8 vezes mais propensas.
 
"Nossas descobertas indicam que intervenções importantes podem ser possíveis antes mesmo de uma mulher ter um filho. Os níveis de adiponectina são fáceis e baratos de serem medidos e podem, potencialmente, ser utilizados para identificar as mulheres que estão em risco de diabetes gestacional", conclui a pesquisadora Monique M. Hedderson.
 
Isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário