Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 22 de julho de 2013

Comer peixe durante a gravidez pode evitar a ansiedade

Comer peixe durante a gravidez pode evitar a ansiedade Andrea Schaefer/Divulgação
Foto: Andrea Schaefer / Divulgação
Especialista recomenda uma dieta rica em grãos integrais,
 legumes, carnes, aves e peixes
O benefício pode ser resultado da ação dos ácidos graxos ômega-3
 
Comer uma porção de peixe por semana durante a gravidez pode fazer com a que a futura mamãe fique menos ansiosa, é o que aponta um novo estudo brasileiro.
 
Os resultados mostraram que as mulheres grávidas que nunca ou raramente comem peixe escuro ou oleosos, como salmão e atum, eram 53% mais propensas a ter altos níveis de ansiedade em seu terceiro trimestre de gestação, se comparadas àquelas que comiam peixe pelo menos uma vez por semana.
 
As mulheres vegetarianas também tinham 25% mais chances de ter ansiedade em comparação com as que haviam consumido algum peixe e carne. Pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas recrutaram 9.500 mulheres para o estudo, agrupando-as com base em seus hábitos alimentares. Durante as 32 semanas de gravidez, as mulheres preencheram questionários sobre os seus níveis de ansiedade.
 
— Para se ter uma gravidez saudável, as mulheres precisam seguir uma dieta saudável, e não algo especial para a gravidez — disse a endocrinologista, Juliana Vaz, autora do estudo.
 
Ela recomenda uma dieta rica em grãos integrais, legumes, carnes, aves e peixes.
 
O motivo de o peixe ter um efeito sobre a ansiedade ainda não é claro, mas os pesquisadores sugerem que poderia ser por conta dos ácidos graxos ômega-3. O estudo foi publicado online na semana passada no periódico PLoS ONE.
 
O especialista em gravidez, Roger W. Harms, alerta que comer peixe durante a gravidez pode aumentar a exposição do bebê ao mercúrio. Segundo ele, deve-se ignorar os peixes maiores, como o tubarão e o peixe-espada, que podem conter níveis elevados de mercúrio, em favor de anchovas, salmão, arenque e sardinha.
 
Fonte AFP/Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário