Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 5 de junho de 2013

Especialistas comentam a importância do bem-estar psicológico para a felicidade

Especialistas comentam a importância do bem-estar psicológico para a felicidade Alvarélio Kurossu/Agencia RBS
Foto: Alvarélio Kurossu / Agencia RBS
O bem-estar psicológico foi eleito como a dimensão mais
importante para se alcançar a felicidade, de acordo com pesquisa IBE
Ter uma visão positiva de si mesmo é fundamental para a qualidade de vida
 
Viver em estado de bem-estar é uma maiores aspirações de qualquer sociedade. A busca pela felicidade rege as nossas ações e escolhas do cotidiano e perpassa todas as fases da vida. E, para isso, estar em paz com si próprio é fundamental.
 
Não por acaso, o bem-estar psicológico foi eleito como a dimensão mais importante para se alcançar o bem-estar, de acordo com pesquisa IBE (Índice de Bem-Estar), realizada pela Unimed em Porto Alegre (veja na tabela abaixo). Ela também foi a dimensão com melhor avaliação, demonstrando que os porto-alegrenses estão fazendo a lição de casa e cuidando da sua relação com a mente. No segundo lugar da tabela está a dimensão avaliação da vida, reforçando a importância de olhar com atenção para dentro de si.
 
Ter uma visão positiva de si mesmo é, na visão da psicanalista da Associação Psicanalítica de Porto Alegre Cleuza Bueno, o aspecto mais importante para se alcançar o bem-estar e a felicidade. Somente a partir de um avaliação própria positiva é que consegue usufruir das pequenas coisas do cotidiano, das nossas relações, do mundo e do ambiente.
 
— A pessoa que não se vê de forma positiva pode até ter uma vida maravilhosa, estar bem financeiramente e nas relações afetivas, mas se existir algum ponto que não está tão bem, ela tende a focar justamente neste ponto, que ganha uma relevência muito maior do que deveria ter— explica a especialista.
 
Estar plenamente feliz não deve se tornar, entretanto, uma busca incondicional. De acordo com Cleuza, é importante que a felicidade surja como um efeito das ações positivas e não como uma obrigação ou um ideal que precisa ser alcançado. Ter consciência de que nem sempre tudo estará bem é fundamental para o bom aproveitamento da vida.
 
— O mal estar também é importante, ele faz parte da nossa condição humana. No momento em que se admite que o mal é inerente, que uma certa dose de conflito faz parte, a chance de conseguir um melhor aproveitamento para as pequenas experiências da vida serão maiores.
 
Corpo são, mente sã
No caminho para o bem-estar traçado pelos porto-alegrenses, o cuidado com o corpo também tem lugar de destaque. O bem-estar físico ocupa o terceiro lugar entre as 12 dimensões avaliadas pelos entrevistados na pesquisa IBE, alcançando sua melhor posição nas três edições já realizadas do estudo.
 
Esta crescente importância conferida ao corpo nos últimos anos pode estar relacionada ao modelo de vida da nossa sociedade atual, de acordo com o chefe do Departamento de Educação Física da UFRGS, Clézio Gonçalves. Segundo ele, além de percebermos uma maior preocupação das pessoas com seu estado físico nos dias atuais, a alta velocidade com que os eventos do cotidiano ocorrem atualmente geram mudanças na nossa relação com o físico.
 
— A ampla evolução tecnológica que vivemos recentemente nos permite estar em vários lugares ao mesmo tempo e nós acabamos perdendo o contato com a percepção corporal mais imediata. Neste cenário, a atividade física cresce em importância, pois leva o cérebro a produzir neurotransmissores que geram uma sensação de bem-estar que hoje falta para as pessoas — explica.
 

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário