Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 10 de abril de 2013

Poluição do ar causada pelo tráfego aumenta risco de câncer infantil

Exposição à poluição foi estimada na área ao redor da casa de cada criança para cada trimestre de gravidez da mãe
Foto: Andre Assumpção/GOV SP
Exposição à poluição foi estimada na área ao redor da casa de
 cada criança para cada trimestre de gravidez da mãe
Exposição à poluição foi ligada a três tipos raros de câncer infantil: leucemia, tumores de células germinativas e retinoblastoma
 
Cientistas da UCLA, nos Estados Unidos, descobriram uma possível ligação entre a exposição à poluição do ar relacionada ao tráfego e diversos cânceres infantis.
 
Os resultados do estudo, o primeiro a examinar a poluição do ar do tráfego e uma série de cânceres infantis mais raros, foram apresentados na reunião anual da Associação Americana para Pesquisa do Câncer.
 
A equipe de pesquisa, liderada por Julia Heck, utilizaram dados de 3.950 crianças que nasceram no estado da Califórnia entre 1998 e 2007. Eles estimaram a quantidade de tráfego local à qual as crianças tinham sido expostas utilizando o California LINE Source Dispersion Modeling, version 4 (CALINE4).
 
A exposição à poluição foi estimada na área ao redor da casa de cada criança para cada trimestre de gravidez da mãe e durante o primeiro ano de vida. As estimativas incluíram informações sobre a gasolina e veículos a diesel dentro de um raio de 1.500 metros, os volumes de tráfego, geometria viária, as taxas de emissões de veículos e o tempo. O risco de câncer foi estimado utilizando uma análise estatística conhecida como regressão logística incondicional.
 
Os pesquisadores descobriram que a exposição intensa à poluição do ar relacionada ao tráfego foi associada com o aumento em três tipos raros de câncer infantil: leucemia linfoblástica aguda, tumores de células germinativas (câncer dos testículos, ovários e outros órgãos) e retinoblastoma (câncer de olho).
 
As estimativas de exposição à poluição foram altamente correlacionadas entre os trimestres da gravidez e no primeiro ano de vida, o que significa que mesmo em áreas de alta exposição, nenhum período determinado destacou-se como um maior tempo de exposição. Isso, segundo os cientistas, tornou difícil determinar se um período de exposição era mais perigoso do que qualquer outro.
 
"Muito pouco se sabe sobre a exposição à poluição e câncer na infância em comparação com câncer de adultos. Nossa inovação neste estudo foi olhar para outros tipos mais raros de câncer infantil, como retinoblastoma, e sua possível ligação com a poluição causada pelo tráfego", afirma Heck.
 
Como estas são doenças raras, a pesquisadora alerta que os resultados precisam ser replicados em outros estudos.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário