Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 24 de abril de 2013

Homeopatia: quando o foco está na pessoa e não na doença

Homeopatia: quando o foco está na pessoa e não na doença Genaro Joner/Agencia RBS
Foto: Genaro Joner / Agencia RBS
Pacientes que sofrem de diabetes ou câncer não devem trocar a
alopatia por remédios homeopáticos por decisão própria
Além de encontrar a cura para doenças físicas, a homeopatia pode tratar problemas emocionais
 
Problemas gastrointestinais, ginecológicos, dermatológicos e respiratórios são algumas das patologias que a homeopatia pode tratar sempre com um foco holístico no paciente. Analisando a pessoa em um todo integrado ao seu meio, esse sistema medicinal se baseia em quatro princípios: lei dos semelhantes, experimentação na pessoa sadia, doses infinitesimais e medicamento único. O tratamento homeopático produz efeitos parecidos com os sintomas da doença que o paciente apresenta e o seu principal objetivo é induzir uma reação do sistema de defesa do organismo para curar a doença.

De acordo com a farmacêutica homeopata Adriana Márcia Gonçalves, a homeopatia está mais preocupada com o doente e com as transformações que ele sente, além dos sintomas que normalmente aparecem muito antes da doença se instalar.

— A pessoa que está com a doença é mais importante do que a doença que ela tem, pois o que mais importa para o médico homeopata é analisar os sintomas, estimular o sistema imunológico e restaurar o equilíbrio energético do paciente. Dessa forma fica mais fácil tratar qualquer patologia — explica.

Além de encontrar a cura para doenças físicas, a homeopatia também pode tratar problemas emocionais, como a depressão.

— A maioria dos pacientes observam que logo no início do tratamento homeopático os sintomas da doença parecem agravar e isso pode ocorrer, pois o medicamento homeopático provoca no organismo uma doença artificial semelhante à doença natural, com o objetivo de estimular o organismo a corrigir o desequilíbrio — afirma a farmacêutica.

Apesar dos benefícios da homeopatia para a saúde, Adriana alerta o paciente para que não troque a terapia convencional pela homeopatia.

— Pacientes que sofrem de diabetes ou câncer não devem trocar a alopatia por remédios homeopáticos por decisão própria. O que pode ser feito é acrescentar junto ao tratamento convencional o tratamento homeopático e isso deve ser feito com a aprovação do especialista responsável — ressalta.

Homeopatia, um pouco de história
Os princípios homeopáticos foram determinados por Samuel Hahnemann no final do século 18 e foram baseados na cura pelo semelhante (Similia Similibus Curantur), que consistem em formulações medicinais compostas de minerais, vegetais e animais. Esses medicamentos apresentam os sintomas da doença, com a intenção de estimular os mecanismos de defesa do organismo do paciente. A preparação é feita através de diluições e por outro processo conhecido como dinamização, ou seja, medicamentos preparados a partir de substâncias que são submetidas a triturações sucessivas ou diluições seguidas de sucussão.

No Brasil a homeopatia teve destaque em 1849, ano de fundação do Instituto Homeopático do Brasil. Porém, só em 1980 é que a técnica foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e, em 1990, passou a constar do Conselho de Especialidades Médicas da Associação Médica Brasileira, deixando assim de fazer parte das terapias alternativas.

Consultando um homeopata
O homeopata deve ser procurado antes que você tenha qualquer problema, para que o especialista faça um levantamento detalhado de sua saúde. A partir daí ele terá um parâmetro para, no futuro, poder comparar seu estado de saúde sadio com o de quando surgir algum problema. Mas normalmente o médico homeopata só é procurado quando a doença já esta avançada e tratamento convencional não esta surtindo efeito.

— As consultas com o homeopata devem ser contínuas, pois quando o paciente inicia os remédios o especialista precisa perceber as alterações de cada sintoma. Dessa forma, o médico poderá avaliar se está no caminho da cura — aconselha a homeopata.

A dica para que o tratamento de homeopatia funcione é fazer anotações sobre as alterações de sintomas e do seu estado de saúde. Depois, quando for à consulta, relate tudo o que você anotou. Assim fica mais fácil para o médico acompanhar o estado da sua saúde.
 
Fonte Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário