Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 29 de abril de 2013

Aromas essenciais evitam mofo, ácaros e doenças respiratórias

Aromas essenciais evitam mofo, ácaros e doenças respiratórias  Divulgação/Divulgação
Foto: Divulgação / Divulgação
Para amenizar os sintomas da rinite, use no aromatizador uma
 gota de óleo de hortelã-pimenta
Mas lembre-se: alguns deles são proibidos para hipertensos como o alecrim, cravo e gengibre
 
O frio ainda não chegou com intensidade, mas já é possível prevenir possíveis focos de mofo, fungos e poeira pela casa e reduzir assim a chance de sofrer de doenças respiratórias durante o inverno. Cuidar do aroma da casa faz parte das indicações destes produtos, especialmente os óleos essenciais concentrados que vêm da natureza.

Para tirar o cheiro de 'coisa guardada' dos armários, duas gotas de óleo essencial de lavanda e duas de lemon grass pingadas em algodão é a indicação da aromaterapeuta Daiana Petry. Esses dois aromas evitam o mofo e ácaros. Há outras dicas que podem ajudar a diminuir os sintomas de algumas doenças respiratórias, mas a profissional alerta:

— Alguns óleos essenciais são proibidos para hipertensos como o alecrim, hortelã-pimenta, eucalipto, canela, cravo e gengibre.

Infecções de garganta
As infecções de garganta geralmente são causadas por vírus e bactérias que provocam irritação, febre, tosse seca e rouquidão. A primeira dica para aliviar estes sintomas é a hidratação constante. Mas mesmo bebendo muito líquido, a aromaterapia pode ajudar: junte uma gota de óleo essencial de tea tree e uma gota de óleo essencial de lavanda, dissolvidos em uma colher de sopa de gel neutro. Misture bem e aplique o gel em toda a garganta (aplicar na pele/pescoço) duas vezes ao dia.

Asma e Bronquite
São muito comuns no outono, estação em que as pessoas ficam mais expostas à poluição, à fumaça e ao pólen. Para aliviar os chiados e as tosses, utilize no aromatizador pessoal uma gota de óleo essencial de manjerona, uma vez ao dia, por dois dias consecutivos.

Rinite e Sinusite
Campeã entre as alergias nesta época do ano, a rinite é a inflamação das vias respiratórias provocada por variações climáticas bruscas e o contato com a poeira e poluentes. Espirros constantes e coceira nos olhos são apenas alguns dos sintomas. Para amenizar o desconforto e também os sintomas da sinusite, use no aromatizador pessoal uma gota de óleo essencial de hortelã-pimenta – mas caso você seja hipertenso, utilize uma gota de óleo essencial de cedro ou uma gota de óleo essencial de manjericão.

Otite
Na relação de doenças típicas do frio está também a otite. Pingue uma gota de óleo essencial de sálvia esclareia no algodão e coloque a pequena buchinha de algodão no ouvido, pingue uma vez ao dia e repita por quatro dias consecutivos.

Conjuntivite
Uma gota de óleo essencial de lavanda diluída em uma colher de mel e 100 ml de água. Lavar o olho com esta receita três vezes ao dia, durante sete dias.
 
Fonte Diário CAtarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário