Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 29 de abril de 2013

Açafrão-da-terra

Açafrão-da-terra em pó
Nome científico
Curcuma longa L
 
Nomes alternativos
Curcuma, zedoária, falso-açafrão, gengibre-amarelo, açafrão-da-índia
 
Descrição
Planta de folhas grandes e flores amareladas com 15 cm de largura. Parente próxima do gengibre, a curcuma é nativa dos países tropicais do sul da Ásia, especialmente da Índia, onde é usada como um dos ingredientes do curry. Da sua raiz seca e moída, é extraído um pó amarelo-ouro utilizado como condimento em vários pratos ou corante e ainda no preparo de medicamentos.
 
Parte utilizada
Partes da raiz.
 
Uso medicinal
Tem uso comprovado no tratamento da dispepsia, má digestão, distensão abdominal, flatulência, azia e náusea. Alguns sistemas de medicina tradicional também descrevem seu uso para tratar úlceras pépticas, dores e inflamação causadas por artrite reumatoide, dor de cólicas menstruais severas, epilepsia e doenças de pele. Alguns estudos indicam que a curcumina, substância contida na planta, é anti-inflamatória, diurética e melhora as funções do fígado.
 
Modos de uso
Como alimento, acrescentando o tempero em pó na comida, chá da raiz fervida, ou externamente aplicando a solução da raiz fervida em água.
 
Cuidados e contraindicações
Não recomendado para mulheres grávidas ou amamentando, para quem tem os dutos biliares obstruídos ou hipersensibilidade à planta. Em caso de cálculos na vesícula biliar, usar somente após consultar seu médico. Não utilizar junto com anticoagulantes, nem consumir mais de 10g da planta por dia.
 
Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário