Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Câncer na retina costuma se manifestar nos primeiros anos de vida

Reflexo branco quando olhos são expostos a luz artificial, como flash, é o principal sinal da doença
 
Reflexo branco em vez de vermelho quando os olhos são expostos, por exemplo, ao flash de uma máquima fotográfica. Esse é o principal sinal do retinoblastoma, um tipo de câncer que se desenvolve na retina e é mais comum em crianças de até quatro anos de idade.
 
Além do reflexo branco, esse tipo de câncer pode apresentar como sinais a baixa visão, o estrabismo e a deformação do globo ocular.
 
O diagnóstico é geralmente realizado após o teste do reflexo vermelho e confirmado pelo exame de fundo de olho, feito por oftalmologistas.
 
— Nos casos iniciais, a doença é curável com tratamento oftalmológicos. Em casos mais avançados, pode ser necessária quimioterapia e radioterapia — afirma o médico Renato Melaragno, oncologista pediátrico do Hospital Santa Marcelina, em São Paulo.
 
Em alguns casos, diz ele, é necessária a retirada cirúrgica do globo ocular, que pode ser substituído por uma prótese estética.
 
— Daí a importância de realizar consultas oftalmológicas a partir do nascimento e também reconhecer os primeiros sinais da doença — diz o médico.
De acordo com dados de 2010 do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a incidência do retinoblastoma no Brasil em crianças menores de quatro anos é o dobro da registrada na Europa e nos Estados Unidos, onde surgem entre 10 e 12 casos de câncer ocular para cada milhão de habitantes.
 
No Brasil, a incidência varia entre 21 e 27 por milhão.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário