Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 13 de julho de 2012

Mau hálito, o que é, causas e tratamentos


O mau hálito é um problema que incomoda uma grande parte da população. Conheça quais são as causas principais e os tratamentos para esse problema.

Algumas pessoas se sentem incomodadas com a presença do mau hálito. Com certeza é um problema que atrapalha de forma negativa a vida social de quem sofre desse mal. Saiba que o mau hálito acomete a população mundial há milênios. Com o intuito de ajudá-lo a combate-lo, separamos algumas informações a respeito.

Compreendendo o mau hálito
O mau hálito, ou como é conhecido pelo meio médico, halitose, é um sintoma e não uma doença. Ou seja, diante de um paciente portador de halitose é necessário avaliar se ele possuiu alguma enfermidade que pode manifestar o problema. Dessa forma, o mau hálito revela que o organismo está em desequilíbrio, devendo ser investigado e devidamente tratado.

Conhecendo as causas de mau hálito
Especialistas no assunto afirmam que existe mais de quarenta fatores que levam ao aparecimento do mau hálito. Conheça as causas mais comuns:

•Ação bacteriana – 80% das causas se originam na boca, sendo que a principal é relacionada a metabolização dos alimentos pelas bactérias ali presentes. Durante esse processo bacteriano, gases com odor são liberados, justificando a halitose;

•Deposição de alimentos – os dentes e a parte superior da língua são regiões propícias para o acúmulo de alimentos e bactérias, o que contribui com o desenvolvimento do mau hálito;

•Falta de higiene bucal – a falta de higiene bucal colabora com a proliferação de bactérias, contribuindo com o mau hálito. Além disso, isso traz como resultado inflamações da gengiva (gengivite) e inflamações das raízes dos dentes, aumentando ainda mais o problema;

•Falta de hidratação oral – a saliva é um antisséptico natural da boca. Assim, é de extrema importância que o indivíduo tenha uma hidratação adequada para que a produção da saliva não fique defeituosa, o que contribuiria com o aparecimento do mau hálito;

•Infecção bucal – o mau hálito pode ser o primeiro sinal de uma faringite (infecção da faringe) ou da amigdalite (infecção da amígdala);

•Formação de caseum – algumas pessoas apresentam criptas (buracos) nas amígdalas e acabam favorecendo o acúmulo de restos alimentares nesses locais;

•Outros fatores de risco – além dos fatores anteriormente citados, existem outros fatores que contribuem para o desenvolvimento da halitose. São eles:

◦Dormir de boca aberta;

◦Roncar;

◦Fazer uso de antissépticos bucais à base de álcool;

◦Uso de aparelhos ortodônticos;

◦Falta ou má escovação da língua;

◦Jejum prolongado;

◦Doenças no fígado, em especial, a cirrose;

◦Presença de refluxo gastroesofágico;

◦Hábito de fumar;

◦Consumo de bebidas alcoólicas;

◦Muito consumo de café;

◦Excesso de peso;

◦Alimentos com excesso de alho ou cebola.

Algumas formas de tratamento
Como a maioria das causas de mau hálito tem origem na boca, é de extrema importância procurar um dentista. Ele é o profissional indicado para realizar a avaliação exata do problema. Além disso, algumas atitudes podem contribuir com o alívio do mau hálito.

Conheça logo abaixo algumas delas:
•Higiene oral adequada;

•Uso frequente de fio dental;

•Visita regular ao dentista;

•Escovação da língua;

•Ingestão de líquidos;

•Uso de chicletes sem açúcar;

•Evitar o uso de cigarros, álcool e café;

•Evitar períodos longos de jejum;

•Realizar um café da manhã reforçado.

Vale lembrar que diante de um processo infeccioso como uma amigdalite ou uma faringite é necessário que se procure um atendimento médico especializado. Apenas o médico tem a condição de avaliar e fazer o diagnóstico correto, com prescrição de medicamentos ideais para o tratamento.

O mau hálito é um problema que atormenta a população há tempos. Após conhecer suas principais causas, basta ficar atento às alterações e não se esquecer de realizar uma higiene bucal adequada.

Fonte Mundo ds Tribos

Nenhum comentário:

Postar um comentário